Principais frases dos Relatos de um Peregrino Russo
1.
Pela graça de Deus, sou um homem cristão; pelas minhas ações, um grande pecador.
2.
A própria oração vai revelar-lhe de que maneira ela pode se tornar uma prece perpétua; mas isso demora algum tempo.
3.
Não é através da sabedoria desse mundo nem através de um vão desejo de obter conhecimentos que somos conduzidos à luz celeste mas, pelo contrário, é pela carência do espírito e pela experiência ativa na simplicidade do coração que chegamos a ela.
4.
Os obstáculos à oração podem vir tanto da direita quanto da esquerda, ou seja, quando o inimigo não consegue distrair a alma da oração através de vãos pensamentos ou de imagens culpadas, ele faz reviver na memória recordações edificantes ou ideias harmoniosas, com o objetivo de desviar o espírito.
5.
Estava mais morto do que vivo. Minha alma, antes de estar separada do corpo, conheceu plenamente as torturas do inferno. Desde então, acredito no inferno e sei o que isso quer dizer.
6.
A conversa mais elevada não passa de tagarelice se durar tempo demais. / Uma conversa, mesmo espiritual, não passa de vaidade se for longa demais.
7.
Um bom discurso vale prata, mas o silêncio é ouro puro.
8.
Evite todas as imagens que lhe vierem ao espírito enquanto estiver orando. Os Padres nos ordenam agir dessa maneira para mantermos o espírito vazio de todo tipo de visões durante a oração.
9. Nós não damos o devido valor às faculdades da alma. Nós as esmagamos sob o jugo dos nossos corpos densos ou a misturamos à confusão de nossos pensamentos superficiais e fortuitos.
10.
O mundo sensível é vil se comparado às sensações que a graça desperta no coração.
Categoria: Cristianismo, Espiritualidade, Literatura e Cinema